A Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp), por meio da Coordenação de Saúde Ocupacional (Cosop), tem adotado ações preventivas voltadas à segurança no ambiente de trabalho. A disponibilização do Mapa de Riscos, que deve ser afixado, preferencialmente, na entrada das unidades, é uma delas. É imprescindível, entretanto, saber interpretá-lo, pois entender o risco é o primeiro passo para a adoção dos devidos cuidados.
Sabendo disso, a Segesp intensificou não apenas a divulgação do Mapa de Riscos propriamente dito, como também iniciou a campanha “Conheça o Risco, Cuide da Segurança” para disseminar informações relativas à interpretação do Mapa, as quais estão contidas em um breve vídeo, e para orientar a todos sobre o que fazer caso identifique algum perigo iminente.
Assista ao vídeo.
A iniciativa integra o Programa de Prevenção de Riscos Ocupacionais (PPRO), da Segesp, que objetiva garantir segurança, saúde e qualidade de vida no ambiente de trabalho, em atenção ao que determina a Resolução CNJ nº 207/2015, cujo teor instituiu a Política de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores do Poder Judiciário.
Além do mapeamento de riscos, o programa contempla as medidas de segurança e saúde ocupacional estabelecidas e regidas por leis ou normas regulamentadoras brasileiras em vigor, passíveis de serem implantadas na instituição.